O projeto PRR GEEBovMit LA 3.4 encontra-se na fase final. Envolveu diversos parceiros: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. - Entidade Coordenadora, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Associação dos Criadores de Bovinos Mertolengos, Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana, Associação de Defesa do Património de Mértola, Couto das Veladas, Unipessoal, Lda, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Fertiprado Sementes e Nutrientes, Lda , Nutriprado, Lda, Sociedade Agrícola de Segóvia, Lda, Terraprima - Sociedade Agrícola, Lda, Terraprima - Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal, Lda.
Este projeto tinha como objetivo demonstrar que a composição e proporção de géneros botânicos ;(leguminosas/gramíneas) presentes nas pastagens influência o Balanço de Carbono e;definir quais as misturas pratenses que melhor permitiriam melhorar esse mesmo balanço e assim contribuir para a mitigação das alterações climáticas.
Esta colaboração permitiu obter dados relativos à produção e qualidade da biomassa, calcular encabeçamentos, medir a persistência das espécies vegetais, a evolução dos teores de matéria orgânica e da retenção e emissão de GEE (CO2, CH4, N2O) no solo, bem como medir a emissão de GEE por parte dos animais em pastoreio. Este projeto representou um importante esforço da inovação, da sustentabilidade e da cooperação entre entidades de investigação, ensino e empresas.
Estes dados têm sido e continuarão a ser divulgados de diferentes formas — artigos técnicos e científicos, congressos e reuniões e demonstração no terreno.
![]() |
![]() |
![]() |












