SelectPinea – Desenvolvimento de marcadores genéticos para características de interesse em Pinheiro manso (Pinus pinea)
-
AcrónimoSelectPinea
-
Site
-
Fontes de financiamentoAlentejo 2020, Portugal 2020, FEADR
-
Referência do ProjetoALT20-03-0145-FEDER-000041
-
Período do projeto2016-2019
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária IP; Instituto Superior de Agronomia; UNAC – União da Floresta Mediterrânica
Os avanços tecnológicos observados nos campos da genómica, sequenciação e bioinformática permitem hoje em dia executar estudos de associação ao nível do genoma, de forma a identificar quais as regiões do genoma associadas significativamente com variação fenotípica. Estes estudos são possíveis mesmo em espécies cujo genoma ainda não está sequenciado, como é o caso do pinheiro manso.
No âmbito deste projecto serão desenvolvidos métodos para identificar marcadores genéticos que permitam selecionar precocemente indivíduos com um perfil genético associado a melhores desempenhos produtivos para as características de interesse em pinheiro manso. Este projeto tem como foco o estudo das características mais relevantes, como a produção de pinha, as características biométricas e a resistência ao Leptoglossus occidentalis, que é uma das principais pragas que afetam o pinheiro manso, responsável por perdas económicas consideráveis.
Na execução do projeto serão incorporados os principais povoamentos de pinheiro manso existentes em Portugal, de onde serão amostrados os indivíduos que posteriormente serão caracterizados a nível genómico. Esta caracterização será feita através da técnica genotipagem por sequenciação (GBS – genotyping by sequencing), que permite a possibilidade de simultaneamente identificar e genotipar milhares de SNPs em populações com centenas de indivíduos. Serão ainda desenvolvidas ferramentas genómicas de grande interesse prático para a fileira, como é o caso de um sistema de identificação individual de árvores plus e um sistema de rastreabilidade das diferentes proveniências de pinheiro manso, tendo em vista a futura DOP do pinhão de Alcácer do Sal.
Os objetivos principais do projeto são a identificação de marcadores genéticos com aplicação a diferentes problemas e fenótipos de interesse no pinheiro manso, assim como o desenvolvimento de ferramentas genómicas com uma elevada aplicação prática. O projeto irá utilizar toda a informação fenotípica existente nos diferentes ensaios e povoamentos de pinheiro manso existentes no país, de forma a exponenciar uma utilização produtiva dos recursos e informação já disponíveis. Os marcadores genéticos serão identificados utilizando sequenciação de última geração, abordagem com um potencial enorme no desenvolvimento de marcadores genéticos, na qual o CEBAL tem experiência considerável, mas que nunca foi aplicada no pinheiro manso.
As linhas principais do projecto são as seguintes:
- Desenvolver marcadores genéticos para a produção de pinha e característica biométricas, utilizando para este efeito árvores para as quais existem registos para estes fenótipos.
- Desenvolver estudos para medir a suscetibilidade do pinheiro manso ao Leptoglossus occidentalis e subsequentemente desenvolver marcadores genéticos associados à resistência a este inseto.
- Desenvolver ferramentas genómicas necessárias ao setor e à fileira do pinheiro manso e do pinhão, incluindo um sistema de identificação individual de árvores plus, assim como um sistema de rastreabilidade genética para definir proveniências, tendo em vista a certificação do pinhão com denominação de origem protegida (DOP).
- Contribuir para a estruturação, organização e alargamento dos dados fenotípicos em pinheiro manso
Em curso
-
Tags