LIFE Montado-Adapt - Montado & Clima, a necessidade de adaptação
-
AcrónimoLIFE-Montado-adapt
-
Fontes de financiamentoLIFE 2014-2020
-
Referência do ProjetoLIFE15 CCA/PT/000043
-
Período do projeto2016-2021
Forestry Service Group, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas IP, Universidad de Extremadura, TerraSIG, Lda, União da Floresta Mediterrânica, Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion del Territorio, Explotaciones Agropecuarias La Rinconada SL, Dehesa del Guijo S.A, Ayuntamineto de VillasBuenas de Gata, Grupo Casablanca – Cáparra SL, Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda e a ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado.
Parece impossível atingir a sustentabilidade com os sistemas de gestão usados hoje em dia. Se o clima mudou, também o sistema precisa de mudar. É com base nesta premissa que a iniciativa LIFE MONTADO & CLIMATE - A NEED TO ADAPT estabelece como prioridade processos de adaptação às atuais e futuras condições climáticas e às suas consequências. Descritores: Uso do solo; Montado; Sobreiro; Floresta
Implementar o modelo ILU (Integrated Land Use) que pretende apoiar os agricultores de 11 áreas piloto em Espanha e Portugal por forma a desenvolverem mecanismos de adapatação aos efeitos que as alterações climáticas têm provocado no Sul da Península Ibérica, sobretudo nas áreas do Montado / Dehesa. Desta forma pretende-se enriquecer os sistemas de gestão destes ecossistemas através da utilização de novas ferramentas e tecnologias que serão articulados com as comunidades locais/produtos locais, ecoserviços e à biodiversidade. Os agricultores destas áreas piloto não só participarão do projeto, como também serão líderes de opinião junto das suas comunidades e de outros agricultores que demonstrem vontade em implementar o sistema ILU nas suas propriedades, sendo estas componentes de divulgação e disseminação do sistema, a nível nacional, uma das principais metas do projeto.
Documentos produzidos no âmbito deste projeto: consulte no site